domingo, 7 de junho de 2015

Não basta ser um bom advogado é preciso ser um bom gestor


Com uma concorrência tão acirrada o advogado precisa demonstrar que além de suas habilidades jurídicas possui também excelência em administração, economia e marketing. Atualmente quem lançar mão das melhores técnicas de gestão no seu escritório, com certeza terá mais chances de sucesso.

Ao escolher a área do direito em que irá atuar é necessário ter uma visão macro, aprofundar-se no tema, conhecer as falhas do mercado, as necessidades dos clientes, para poder planejar sua carreira e atuar dando um passo de cada vez, mas sempre com metas claras e objetivos certos a serem alcançados.

Para montar seu escritório é preciso estar atento não só ao ponto (local), mas também aos detalhes arquitetônicos e decorativos que são imprescindíveis para causar uma boa primeira impressão. Cores que combinem com sua área de atuação, mobília que mande a mensagem certa de qual seu estilo de trabalho, são importantes na conquista dos clientes.

Ainda nesta etapa é importante criar um padrão que estará presente em seu escritório, cartão, emails, site, etc. Assim se cria uma marca que demonstra sua organização e profissionalismo e que facilitam a propagação de seu nome e de seu trabalho, fazendo-o conhecido entre os colegas e os clientes.

Ao escolher sua equipe de trabalho (zeladora, office boy, secretária, estagiário, advogado, etc) é preciso saber que mais do que um simples advogado o profissional está se tornando um líder. Saber liderar pessoas é fundamental para o bom andamento dos trabalhos e sucesso do escritório. Um bom líder conhece cada membro de sua equipe com profundidade, identificando suas habilidades e falhas, sabendo corrigi-las de forma construtiva e compreendendo que ali estão pessoas completas, com dias bons e dias ruins, com vitórias e com problemas pessoais, e que nada acontece de forma isolada, porque todos fazem parte de um todo.

Por fim é fundamental fazer uma imersão tecnológica levando seu escritório ao universo virtual, que hoje faz parte do dia a dia da população e cada dia mais esta inserida nos tribunais. Ter um site é uma necessidade que facilita a comunicação e permite agilizar o cotidiano atribulado dos advogados.

Enfim, mais do que nunca, é preciso que os advogados se convençam de que seus escritórios não são diferentes das demais empresas, pelo menos no conceito de gestão. E é crucial que compreendam que são de fato empreendedores e empresários lutando para conquistar clientes. Sem este diferencial o advogado de hoje pode naufragar antes mesmo de zarpar.
 

Autor: Wilson Roberto Maciel

Dr Wilson Roberto Maciel é advogado agrarista, com escritório em Sinop, Colider e Cuiabá, é Conselheiro Estadual da OAB/MT e representante da entidade na Comissão de Assuntos Fundiários da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário