segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

TÉCNICA DE REDAÇÃO FORENSE - Tratamento formal

1. Vossa Excelência: Presidente da República e Vice; Ministros, Governadores e Vices; Prefeitos Municipais; Secretários Estaduais, Membros do Poder Legislativo e Judiciário; Oficiais-Generais.

 2. O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas a essas autoridades é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça.

 3. As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Juiz, Senhor Ministro.

 NOTA – A técnica de citação de leis (itens 2.1.1 a 2.1.8) tem por fundamento as normas constantes da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998. Já as regras de tratamento formal constam da Instrução Normativa nº 4, de 6 de março de 1992, da Secretaria da Administração Federal (DOU 9.3.92) e do Decreto Estadual nº 11.074, de 5 de janeiro de 1978.

 4. Exemplo de um ofício protocolar:

São Paulo, 15 de janeiro de 2004.

 Senhor Presidente:

 Tenho a honra de convidar Vossa Excelência para as solenidades comemorativas do 30º aniversário da instalação da Comarca de ..., que se realizarão no Fórum local, no próximo dia 20 de abril, a partir das 10:00 horas, conforme programa anexo.
.......................................(outras informações úteis ou necessárias). 

Apresento a Vossa Excelência, ao ensejo, os meus protestos de estima e consideração.



ALEXANDRE DOS SANTOS
Juiz de Direito

Ao Excelentíssimo Senhor
Desembargador JOSÉ DE CAMPOS CAMARGO
Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo




Nenhum comentário:

Postar um comentário